A Meia Maratona do Descobrimento, brilhou no aniversário de 522 anos do Brasil.
Em sua 6ª edição o evento atraiu mais de 2 mil atletas.
Por Marcia Marcial dia em NOTÍCIAS
Sorrisos estampados no rosto, emoção e ansiedade para o início da prova. Esse era o clima na praça das Pitangueiras no domingo, 24 de abril, antes da largada da 6ª edição da Meia Maratona do Descobrimento. Enquanto grupos de atletas faziam alongamentos, outros se aqueciam com pequenas corridas em torno da arena. Por todo canto, rodas de conversa animadas. A bela manhã de sol injetou mais entusiasmo nos atletas e na multidão que foi prestigiar o evento.
Largada da Meia Maratona do Descobrimento - 2022. (Foto: Bruno Lopes).
Após a contagem regressiva, 2 mil atletas saíram em direção à Orla Norte, em busca de completar seu objetivo em uma das distâncias da competição: 3 km, 5 km, 10 km e 21 km. Este ano, a prova contou com corredores de 300 municípios brasileiros, representando 21 estados da Federação. Foi prestigiada ainda por esportistas de outros países, a exemplo do Quênia e Etiópia.
Aquecimento Meia Maratona do Descobrimento - 2022. (Foto: Cordeiro Lima - ASCOM PMPS).
Além do sol, que brilhou intensamente, o que não faltou durante a competição foi alegria. A famosa receptividade baiana foi garantida pela banda Africanidade e pelo cantor Marcos Val,que animaram atletas e público ao som de consagrados sucessos da axé music. Capoeiristas do Grupo Cultural Africanidade também deram seu recado.
Arena Meia Maratona do Descobrimento - 2022. (Foto Drone ASCOM PMPS).
Uma megaestrutura, elogiada por atletas, patrocinadores e espectadores, foi montada, com arquibancada coberta, portal, banheiros químicos, postos de hidratação, posto de saúde da Unimed Costa do Descobrimento, com ambulâncias, médicos e enfermeiros, e tendas dos patrocinadores. Durante a corrida, houve várias ativações dos patrocinadores: a Chocosul Distribuidora promoveu degustaçãode macarrão instantâneo Cup Noodles); o Cambuí Supermercados ofereceu degustação de diversos produtos e a Vida Sport fez um saldão de artigos esportivos na tenda principal.
Atleta campeão dos 21km. Jonilson Prates. (Foto: ASCOM PMPS).
Com o tempo de 1h11min38, o capixaba Jonilson Pinto Prates foi o vencedor dos 21 km da 6ª edição da Meia Maratona do Descobrimento. Participando da competição pela terceira vez, Jonilson falou do seu contentamento com o resultado. “Estou super realizado! A organização está de parabéns! Eu gostaria que tivessem mais provas como essa, que dá para a gente se divertir e tem espaço para todos, desde as crianças até as categorias adultas. Se Deus permitir estarei de volta no ano que vem”, exclamou.
O segundo lugar da categoria ficou com Fabricio Gomes Santos Pancada, com o tempo de 01h13min11; seguido por Daniel Santos Silva, com 01h13min38, em terceiro; Adriano Rodrigues Lima, com 01h13min43, em quarto, e Genaldo Pereira da Silva, com 01h14min09, em quinto lugar.
Atleta campeã dos 21km. Larissa Marcelle. (Foto: ASCOM PMPS).
No feminino, a vencedora dos 21 km foi Larissa Marcelle Moreira Quintana, de Itabira-MG, que cruzou a linha de chegada em 01h22min24. “Treinei para subir no pódio, mas me superei na Meia Maratona do Descobrimento”, festejou. Em segundo lugar, ficou Taiane Neto Lima (01h29min10), seguida por TuraHawiSirnesa (01h34min25), Magda Amaral dos Santos Miranda (01h34min49) e Valéria Sousa Pena Ruas (01h37min28).
Atleta 3ª Colocada dos 21km. Tura Hawi Sirnesa. (Foto: ASCOM PMPS).
Nos 10 km masculino, a vitória foi do baiano Tiago Jesus de Araújo, com o tempo de 33min15. Na chegada, Tiago falou da felicidade por ter conseguido representar bem mais uma vez a comunidade de Serra Grande e parabenizou a organização da prova. Luan Salomão Santos Silva (33min20) ficou com a segunda colocação, seguido por Jacquison Domingos (34min53), Everton da Silva Oliveira (35min00) e Juliandro Pereira Silva (35min49).
A portosegurense Katia de Jesus Santos fez bonito correndo pela primeira vez os 10 km e faturou o primeiro lugar, cravando 46min25. Na linha de chegada e no pódio, ele dedicou a vitória ao filho de 7 meses. Em segundo, Naiângela Lopes (47min33), seguida de perto por Isabella Passinho Gonzaga (47min47), em terceiro; Aide Lua Bomfim (48min53), em quarto, e Marivane dos Santos (49min29) em quinto.
Atleta campeã da cidade campeã dos 10km Katia de Jesus Santos (Foto: ASCOM PMPS).
Vanderlan Santos Bomfim, de Vitória da Conquista, levou a melhor nos 5 km, terminando a prova em 15min54. Ele comentou que em suas 6 participações na competição, só não subiu ao pódio uma vez. “Essa é a prova mais top que eu participo, principalmente pelo fato de correr num cenário tão belo, ao lado do mar.” O atleta Fernando Antônio Rocha da Silva terminou na segunda colocação (16min52), com Yuri Oliveira Ramos (16min58)na sua cola em terceiro. Diego Jordan dos Santos Silva (17min13) e Joscimar Guimaraes Soares (17min28) ficaram, respectivamente, com a quarta e quinta colocação.
Pódio: Campeão dos 5km masculino. Vanderlan Santos Bomfim (Foto: ASCOM PMPS)
Nos 5 km feminino Suzi Ruas, também de Vitória da Conquista, cruzou a linha de chegada em 18min48. “Estou muito feliz! Baixei meu tempo e bati meu recorde!”, festejou. Do segundo ao quinto lugar a disputa foi acirrada:Messiane Gomes Santos chegou em segundo com 22min19; Andrea Silva Novaesem terceiro com 22min26; Caroline de Morais Pinheiro em quarto com 22min36 e Vanessa Ferreira de Andrade em quinto com 22min40.
Pódio: Campeão dos 5km masculino. Suzi Ruas (Foto: ASCOM PMPS).
Na premiação para os melhores atletas de Porto Seguro nos 21 km, Adriano Rodrigues Lima, com (01h13min43) foi campeão masculino, seguido por Delcimar de Jesus Souza (01h19min31), Isaaac Jesus Pereira (01h20min34) Harrisson Ramos d’Ajuda (01h21min10), Juarez de Jesus (01h22min17), José Muniz Ramos (01h24min30). No feminino, a vencedora foi, Queila Niquelen Souza Lima (01h48min03 seguida por), Silvana Del Carmen Mansilla (01h49min55), Itamonica Lima Moura (01h51min01) e Magali Urbim Bica (01h56min43), Rayana Lemos Coelho( 02h00min46).
Na categoria especial indígena, percurso de 5 km, Vítor Lira conquistou o bicampeonato masculino, com 17min32. Emsegundo lugar, ficou Julimar Silva dos Santos (18min59), seguido por Izaias Gonçalves dos Santos (21min49), Kevin Robert Dias Santos (22min11) e Thyerry Santos Rosário (22min19). No feminino, Rosângela de Lira se sagrou campeã, com o tempo de 26min42. Na segunda colocação Kathary Dias Lacerda (27min56), seguida por Amanda Manoele dos Santos Gonçalves (30min50), Maria d’Ajuda da Conceição (31min22) e Valdelice Luz (31min42).
Chefe de Gabinete da PMPS. Josemar Siquara (Foto: ASCOM PMPS).
O coordenador da categoria indígena, Karkaju Pataxó, observou que a Meia Maratona do Descobrimento é a única prova do Brasil que tem uma categoria especifica para o indígena e que isso anima a comunidade a buscar mais espaço dentro da competição. “A ideia é ampliar para os 21 km. E ano que vem vamos vir em maior número, inclusive com indígenas de outros estados”, garante.
Espetáculo à parte foi a Corridinha Kids, realizada na praça das Pitangueiras na tarde do sábado, 23 de abril. Cerca de 200 crianças de todas faixas etárias, acompanhadas dos pais ou responsáveis, estiveram presentes, correndo distâncias de acordo com a idade. Como um dos objetivos da Meia Maratona é a inclusão, mais uma vez, várias crianças PCDs abrilhantaram a prova. Entre elas, alunos da ONG Fábrica do Ser.
Largada da Corridinha Kids - 2022. (Foto: Bruno Lopes).
O vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, participou da corrida, correndo os 5 km. Na chegada, felicitou os organizadores pela grande festa que é a Meia Maratona. “Parabenizo também toda a gestão municipal pelo apoio à prova. Precisamos ter cada vez mais eventos desse porte no nosso calendário, por atrair um público diferenciado e por ter também o propósito de promover a saúde das pessoas”.
Secretário de Turismo e Vice-Prefeito, Paulinho Tôa Tôa se aproximando da faixa de chegada. (Foto: ASCOM PMPS).
O coordenador de Esportes da Secretaria Estadual do Trabalho,Emprego, Renda e Esporte - SETRE, Gustavo Miranda, comentou que a cada edição a corrida está tomando uma proporção maior, com staff ampliado, com organização e estruturas excelentes. “Isso é resultado dos anos anteriores e fortalece que as pessoas que estão acostumadas a correr, inclusive de outros países, voltem para Porto Seguro. E quem ganha é o município!”, ressalta.
Coordenador de Esporte da Bahia, (Setre) Gustavo Miranda, entregando cheque de premiação. (Foto: ASCOM PMPS).
Por sua vez, o proprietário do Cambui Supermecados, Fernando Firmino, pontuou que o evento é muito importante para o município. “Não só os organizadores estão de parabéns, mas toda cidade, por conta dessa movimentação. Valeu à pena associar o nome da nossa empresa com a Meia Maratona do Descobrimento e ano que vem vamos continuar juntos”.
Sr. Fernando Firmino, Diretor-Presidente da Rede de Supermercados Cambuí. (Foto: ASCOM PMPS).
Para o secretário de Esportes, Hélio de Paula, o evento já se tornou tradicional. “Por isso, a Prefeitura de Porto Seguro está sempre dando apoio, junto com outros patrocinadores, para que a Meia Maratona do Descobrimento aconteça. Basta dizer que nesse feriado de 22 de Abril todos os hotéis estavam praticamente lotados, a cidade cheia. Quero parabenizar a Vida Sport e ao prefeito Jânio Natal, que gosta e apoia o esporte.”
Secretário de Esporte e Lazer de Porto Seguro, Hélio de Paula. (Foto: ASCOM PMPS).
O empresário e patrocinador da Meia Maratona do Descobrimento, Francisco Rogério Oliveira (Chocosul, Mastter e Campo Santo), que correu os 21 km, afirmou que a prova tem tudo a ver com os propósitos da empresa, que são saúde, bem-estar e valorização da região. “Eu vejo a Meia Maratona como uma âncora para impactar o turismo, o desenvolvimento e a saúde das pessoas. Patrocinar uma prova como essa tem tudo a ver com a nossa história. Aliás, nós fazemos 25 anos agora, estamos num período de celebração e é muito oportuno estar nesse evento”, frisou.
Sr. Francisco Rogério e D. Maria Ofélia, na frente do pórtico da MMPS. (Foto: ASCOM PMPS).
O diretor de Marketing da Vida Sport, Murilo Coelho, externou sua alegria com a realização de mais uma Meia Maratona. “Estamos muito felizes por termos realizado novamente uma excelente prova, comemorando o aniversario do Brasil nesse lugar tão incrível onde tudo começou, com uma paisagem fantástica e um povo maravilhoso” Graças a Deus, conseguimos patrocinadores, pois sem eles a corrida não aconteceria. Gostaria de agradecer à Prefeitura de Porto Seguro, Veracel, Unimed Costa do Descobrimento, Chocosul, Mastter, Bahia Gás, Programa Faz Atleta e Governo da Bahia e Cambui Supermercados. E, é claro, todos nossos parceiros apoiadores que são primordiais, completando que os staffs e comissão organizadora também são fundamentais para a concretização do evento em todas as fases.
A esquerda, Murilo Coelho, Diretor de mkt da Vida Sport e a direita, Antônio Vidal, diretor geral da prova.(Foto: Bruno Lopes)
Antônio Vidal, diretor executivo da Vida Sport, salientou a grande satisfação por receber mais de 2 mil atletas de todo o país, além de corredores internacionais do Quênia e da Etiópia. “Isso mostra que nós estamos no caminho certo. Junto com nossa equipe, estamos fomentando esse nicho que é o turismo esportivo, trazendo não só atletas profissionais, mas também amadores, que fazem a festa e nos oferecem sempre uma bonita e animada largada, gerando renda e emprego para nossa cidade. Para Vidal, um dos principais focos da Meia Maratona é promover o esporte como ferramenta de inclusão social e esportiva. “A Corridinha kids e participação dos atletas PCDs dá um brilho especial à prova. Nós só temos a agradecer a esse público especial que nós temos, ao carinho dos amigos e o fundamental apoio dos patrocinadores e apoiadores sem eles seria impossível. Nossa gratidão! Vamos juntos para um super evento em 2023, teremos uma grande festa do atletismo nacional em Porto Seguro. A nossa meta é trazer 4mil atletas”, finaliza.
Inclusão social. Atletas Pcd's da Fábrica do Ser (Foto: ASCOM PMPS).
A Meia Maratona do Descobrimento é uma realização da Vida Sport, com patrocínio do Cambuí Supermercados, Unimed Costa do Descobrimento, Veracel, Chocosul Distribuidora, Mastter Distribuidora, Programa Faz Atleta, BahiaGás, Governo da Bahia e Prefeitura de Porto Seguro e apoio do: 6° Grupamento de Bombeiros Militar, 8° Batalhão de Polícia Militar e apoio da TV Santa Cruz, Tia Sonia, Senac, Aguas do Porto Bahia Kombucha, Best WEST Shalimar Hotel, Ney Eventos, Grafica Collor, Casa Esportiva, Zaza Almare, Campo Santo, Lazaro Log, Grupo Astoria, Giovannna Congelados, New Time Cronometragem, Banana Web Films, Nlife Brasil, Rds Informatica e Porto Seguro Eco Bahia Hotel.
A prova possui chancela da FBA (Federação Baiana de Atletismo) e tem medição oficial de percurso feita pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
As inscrições para a 7ª edição já estão abertas, a prova está agendada para o dia 23 de abril de 2023.
Increva-se AQUI.
Os resultados completos da edição 2022 estão disponíveis AQUI.